A iniciativa da Agência ViraJovem de Notícias tem origem no V Fórum Social Mundial, quando a Revista Viração e o Projeto Agente Jovem, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveram a cobertura jovem do evento (clique aqui e veja a Agência do FSM).

Desde então, já realizou coberturas parecidas em dois outros grandes eventos: a II Mostra do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (Mostra SPE, em Brasília, 2007, clique aqui para ver) e os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (Rio 2007, clique aqui para ver).

A idéia é a equipe produzir notícias diariamente sobre os diversos temas ligados aos jovens e adolescentes que estarão sendo tratados nas atividades durante o 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta.

Nesta reedição, o projeto conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além da lista especialíssima de parceiros e apoiadores da Revista Viração, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), o Projeto educom.rádio, do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e muitos outros.

Sobre a Revista Viração

Viração é um projeto social sem fins lucrativos criado em março de 2003 por um grupo de jovens ligados a projetos sociais e jornalistas independentes em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA/USP).

Afiliado à organização não-governamental Associação de Apoio a Meninos e Meninas da Região Sé (AAMM), o projeto recebe apoios institucionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Sem concorrentes no mercado, em termos de proposta editorial, a revista tem um grande diferencial: o Conselho Editorial Jovem, composto por representantes de escolas, ONGs e movimentos sociais jovens.

O projeto e a revista promovem atividades em escolas e tem linha humanista, focada em valores como a educação para a paz, a solidariedade entre os povos, o respeito à diversidade cultural e religiosa, a afirmação dos direitos do jovem e a valorização da cultura brasileira.