Cortes de Cabelo → Dicas e Tendências

No início dos tempos, eram usados apenas para proteção e para aquecer os seres humanos que viviam assim como animais na natureza. Não havia cortes de cabelo como temos hoje.

Com o tempo, foram deixando de ser apenas uma proteção e se tornou um objeto que esbanja beleza e emoldura o rosto.

Mas isso não é de pouco tempo atrás. Desde os tempos em que a vaidade ainda era algo não descoberto pelas civilizações antigas, os cuidados com o mesmo eram de extrema importância.

Cortes de Cabelo feminino 2017

Cortes de Cabelo rosto redondo

Os cortes de cabelo por muitos anos foi um símbolo que ajudava a distinguir tribos, classes sociais e até ao povo se conectar com seus deuses.

No antigo Egito, há 3500 anos antes de Cristo, os faraós raspavam com navalha de bronze pois acreditavam que assim mantinham a higiene de melhor forma, porém começaram a usar perucas de fios lisos e negros a fim de proteger a cabeça do sol.

Com o passar do tempo, o uso dessas perucas, segundo estudiosos, era motivo de honra e também vaidade. Foi nessa época também que surgiu a maquiagem e os adornos corporais hoje conhecidos como joias e acessórios e eram usados para mostrar beleza, riqueza e poder.

 

Ao decorrer da história do mundo, foram evoluindo e cada vez mais sendo muito valorizados pelas pessoas, principalmente pelas mulheres.

No início do século 20, a moda era ter madeixas muito longas e as mulheres até compravam apliques para deixar os fios ainda mais compridos. Mas, uma dançarina chamada Irene Castel achava que longos a atrapalhavam na hora de fazer os movimentos da dança.

Cortes de Cabelo channel masculino

Cortes de Cabelo repicado curto

Cortes de Cabelo feminino e longo

O corte de cabelo curto foi lançado por ela e a partir daí virou moda, juntamente com os cachos feitos com os bobs, aqueles rolinhos famosos no Brasil pela Dona Florinda.

Curtos começaram a evoluir a partir daí, e várias celebridades foram responsáveis por lançar tendências no mundo. Doris Day, artriz americana, lançou o estilo helmet, ou capacete, curto, liso e com muito volume.

Audrey Hepburn, também atriz lançou a tendência dos chapéus. Foi apenas em meados de 1970 que os cortes curtos e penteados foram perdendo força.

Com o movimento Black Power e logo em seguida o movimento hippie, longos e despenteados, com muito volume e muitas vezes bagunçados eram a sensação daquela época.

 

Depois disso, o movimento Rastafari chegou e influenciou toda uma geração. As trancinhas rastafari usadas pela atriz Bo Derek perpetuaram e são usadas até hoje. Nos anos 80, a moda era dos permanentes e o volume era mais uma vez muito valorizado.

Cortes de Cabelo corte 2017

Cortes de Cabelo repicado cortês

Já no final dos século XX, a ditadura da moda e dos cortes de cabelo foi perdendo força e as tendências foram ocupando o lugar. Apesar de ainda seguirmos os que estão bombando por aí, a moda está muito democrática e cada um tem o direito de usar o que mais gosta.

Assim, hoje em dia todas as tendências que um dia foram moda no mundo são mescladas e vemos infinitos modelos por aí fazendo sucesso e sendo copiados pelos salões afora.

 

CURTO

Desde que virou moda pelas madeixas da modelo inglesa Twiggy, o corte de cabelo curto estilo Joãozinho se popularizou e até hoje vem fazendo a cabeça das mulheres.

Cortes de Cabelo Curto Rosto Redondo

Cortes de Cabelo Curto repicado chanel

Cortes de Cabelo Curto e Masculino

Há quem não goste tão curto, mas quem tem coragem de cortar os fios bem curtinhos diz que é libertador. O estilo ficou muito popular também quando usado pela atriz Demi Moore no filme Ghost – do outro lado da vida.

O curto na altura dos ombros também tem sido muito escolhido entre as mulheres que optam por mais praticidade no dia-a-dia mas sem radicalizar. Nos últimos anos, se popularizou bastante nos salões de todo o mundo.

Cortes de Cabelo Curto e Masculino

Cortes de Cabelo Curto e Cacheado

Cortes de Cabelo Curto Rosto Redondo

O corte de cabelo curto chamado ‘bob’ é uma espécie em diagonal que deixa as pontas maiores na frente, caindo um pouco abaixo do queixo enquanto a nuca é batida. Há também o ‘long bob’ que é o mesmo corte, porém um pouco mais comprido, podendo chegar nos ombros.

 

FEMININO

cortes de cabelo feminino moda natal

cortes de cabelo feminino para réveillon

cortes de cabelo feminino com repicados

cortes de cabelo feminino melhores tendências

Apesar do público masculino estar cada vez mais ligado aos tratamentos estéticos e à vaidade em geral, as mulheres ainda são as campeãs no quesito beleza.

Elas se preocupam muito mais com a aparência dos fios do que eles.

cortes de cabelo feminino curto 2017

cortes de cabelo feminino masculino channel

cortes de cabelo feminino curto masculino

cortes de cabelo feminino longo 2017

Não é atoa que os salões e profissionais especializados em cortes de cabelo feminino são em grande número, bem maior do que os salões para homens que agora estão se popularizando.

cortes de cabelo feminino rosto redondo

Além disso, as mulheres tendem a deixar os fios crescerem bem mais do que os homens, o que dá margem para mais diferentes serem criados e reproduzidos. O fato é que femininos são mais elaborados e possuem infinitas opções para serem escolhidas pelas mulheres.

cortes de cabelo feminino Repicado 2017

cortes de cabelo feminino longo masculino

cortes de cabelo feminino e cortês

 

Algumas dicas para escolher o corte de cabelo feminino ideal para você:

  • Independente de moda ou tendência, escolha que você se sinta bem;
  •  Nunca escolha baseado na opinião dos outros. Lembre-se que é você que tem que se sentir bem com aquele corte;
  •  Procure cortes que valorizem seus pontos fortes e disfarce os traços que você não gosta dem seu rosto;
  •  Sempre leve em conta o tipo natural que você possui e informe isso ao cabeleireiro antes de cortar, caso você esteja de escova ou chapinha, assim você tem ideia de como vai ficar quando você lavar em casa.

cortes de cabelo feminino cabelos cacheados

cortes de cabelo feminino 2017 ruiva

cortes de cabelo feminino curto e longo

cortes de cabelo feminino cortês masculino

cortes de cabelo feminino chanel longo

 

Moda 2016

Os cortes de cabelo 2016 que mais bombaram esse ano com certeza foram os curtos e médios. Depois de muito tempo valorizando os mais longos, as mulheres finalmente decidiram se libertar das amarras das madeixas longas e aderiram a modernos e práticos, que combinam com a correria do dia-a-dia.

cortes de cabelo Moda 2016 em camadas

cortes de cabelo Moda 2016 longo redondo

É claro que existem aquelas que ainda amam seus longos e não aderiram à tendência dos curtos, mas esse ano o que reinou na cabeça das mulheres foram os médios retos e curtos em diagonal. Para quem ainda continuou com as madeixas longas, a opção foram cortes retos ou co pouco repicado, valorizando o balanço natural.

cortes de cabelo Moda 2016 cada tipo chanel

 

O corte super curto estilo Joãozinho também teve sua parcela de participação nas tendências, embora não tenha sido muito usado.

cortes de cabelo Moda 2016 tipo de rosto

cortes de cabelo Moda 2016 rosto redondo

cortes de cabelo moda 2016 channel

Tanto a moda quanto a estética seguiram muito as tendências dos anos 90, onde os curtos estavam em alta, mas também os longos e retos era muito usados pelas mulheres.

Moda 2017

O ano de 2017 promete manter a tendência dos cortes de cabelo curtos, já que essa moda chegou mesmo para ficar. Porém, além dos já conhecidos bob, long bob e Chanel, os assimétricos estão ganhando muito espaço nos salões de beleza.

cortes de cabelo Moda 2017 médio e masculino

cortes de cabelo Moda 2017 cores verão

Geralmente focados em franjas longas e curtos na parte de trás, esse tipo vai fazer a cabeça das mulheres em 2017. A atriz Fernanda Vasconcellos atualmente aderiu.

 

Apesar dos curtos estarem em alta, os médios repicados também serão uma grande tendência no ano de 2017. O corte de cabelo um pouco abaixo dos ombros com camadas que valorizam o volume natural dos fios, serve para quase todos os tipos de cabelos, dos crespos, cacheados aos lisos volumosos.

Quem tem liso e fino deve evitar esse, pois ele faz as pontas ficarem ainda mais ralinhas. O nome da vez no quesito tendências para 2017 é o volume!

cortes de cabelo moda 2017 feminino médio

cortes de cabelo Moda 2017 verão curto

cortes de cabelo Moda 2017 curto e médio

Seja curto, médio ou longo, os cortes repicados e desalinhados estarão em alta pois valorizam o volume natural dos fios e dão um ar moderno e estiloso às mulheres.

LONGO

Longo nem sempre quer dizer nunca cortar as madeixas ou até não prestar a atenção nelas. Muito pelo contrário, as mulheres que escolhem os cortes de cabelo longos são as que mais amam seus fios e não gostam de cortar muito curtos pois se apegam muito ao cabelão.

cortes de cabelo longo com franja

cortes de cabelo longo em camadas

cortes de cabelo longo masculino 2017

Os mais indicados para quem tem e cheio e quer dar um up e um toque de sofisticação pode escolher os cortes em camadas que valorizam o volume do e dão um aspecto moderno aos fios. Se você tiver ondulados, o efeito fica ainda mais bonito e natural. Lembre-se de manter em dia ou as pontas podem começar a ressecar e fica desleixado.

Para quem prefere um corte de cabelo longo e liso, sem muito volume, pode optar por cortes retos, na altura dos seios, com a opção de uma franja na altura do queixo para emoldurar o rosto.

cortes de cabelo longo e lisos

cortes de cabelo longo repicado em camadas

cortes de cabelo longo repicado masculino

Se você tem muito liso, esse é ideal para você, uma vez em camadas não fica natural e o efeito é muito artificial, por mais que seu cabeleireiro seja um profissional talentoso.

 

MÉDIO

Os cortes de cabelo médios hoje estão sendo os mais pedidos das mulheres e se popularizou muito depois de atrizes como Marina Rui Barbosa, Bruna Marquezine e a cantora Anitta aderiram ao look.

cortes de cabelo medio 2017 repicado

cortes de cabelo medio channel repicado

cortes de cabelo medio rosto redondo

Para as moderninhas que não são tão radicais a ponto de cortar as madeixas bem curtinhas, esse é o ideal. Podem ser retos, um pouco abaixo dos ombros ou repicados, o que dá um ar ainda mais despojado aos fios. O corte médio já foi tendência também nos anos 60 e é de lá que vem a inspiração para os cortes de hoje.

cortes de cabelo medio curtos repicados

cortes de cabelo medio feminino longo

cortes de cabelo medio cortês repicado

cortes de cabelo medio melhores modelos

CHANEL

Na época em que os cabelos longos eram moda, curtos acima do ombro era trabalho para uma mulher revolucionária e moderna, que não tinha medo de inovar.

Isso aconteceu na década de 40 quando a estilista Coco Chanel, criadora da grife Chanel foi a pioneira nesse tipo de que levou seu nome.

corte de cabelo chanel moderno

corte de cabelo chanel sandy

corte de cabelo chanel com luzes

corte de cabelo chanel com franja

 Na altura das orelhas ficou muito popular após Coco radicalizar e criar a nova moda. Mulheres do mundo todo usam até hoje o corte Chanel e com a tendência dos cortes de cabelo curtos que está em alta hoje em dia, este tipo também voltou com tudo.

Os modelos variam de liso a ondulado e hoje o Chanel ganhou novas versões que trouxeram um ar atual e moderno ao clássico.

corte de cabelo chanel franja escura

corte de cabelo chanel castanho

corte de cabelo chanel repicado

corte de cabelo chanel preto

REPICADO

Um dos cortes preferidos das mulheres que se aplica tanto longos quanto a médios, o corte de cabelo repicado é uma maneira de dar volume, balanço e mais estilo aos fios.

A moda dos repicados foi lançada na década de 80 pela atriz Farrah Fawcett, da primeira versão das panteras.

corte de cabelo repicado claro

corte de cabelo repicado loiro

corte de cabelo repicado amarelo

Depois de virar moda na cabeça das mulheres, repicado nunca mais saiu dos catálogos e das escolhas das mulheres modernas. Até hoje, este tipo é um dos clássicos pedidos nos salões de beleza.

corte de cabelo repicado escuro

corte de cabelo repicado mechas

corte de cabelo repicado longo

COM FRANJA

A franja é a queridinha das mulheres e também a odiada delas! Se a escolha da franja sair errado, a hora de arrumar o cabelo se torna um pesadelo.

corte de cabelo com franja 13

corte de cabelo com franja escuro

corte de cabelo com franja moderno

corte de cabelo com franja castanho

 

Mas, se escolhida de forma correta, de acordo com o tipo de rosto da mulher, a franja pode valorizar muito os traços da mulher e emoldura do rosto.

A franja que está mais em evidência hoje em dia e agrada as mulheres mais descoladas é a franja estilo pinup, reta e curtinha, geralmente no meio da testa.

Corte de cabelo com franja longo

corte de cabelo com franja desfiada

cortes de cabelo com franja castanho claro

Corte de cabelo com franja degrade

Os cortes com franja longa e de lado, mesmo estando um pouco em baixa nos salões ainda são uma boa opção para quem tem grande e quer dar leveza na área do rosto.

CACHEADO

Deixar o seu crespo ou cacheado natural, sem química ou alisamento, é algo que as mulheres estão fazendo muito e encorajando as outras a fazerem também.

corte de cabelo cacheado leticia sabatela

corte de cabelo cacheado preto

corte de cabelo cacheado luzes

O volume natural cacheados está muito na moda e o corte cacheado que valoriza esse volume todo é o repicado e despontado.

Esse faz com que os cachos fiquem definidos e soltos, o que evita do cabelo ficar pesado e sem vida. Muitas mulheres estão optando por deixarem seus cachinhos soltos e abraçar volumoso sem preconceito!

corte de cabelo cacheado loiro

corte de cabelo cacheado longo

corte de cabelo cacheado california